quarta-feira, 21 de março de 2012

Nefilins


Introdução

Desde que nos conhecemos como pessoas, como seres pensantes, a família e a sociedade tem nos incultido conceitos, dogmas religiosos, normas sociais, que assimilamos por respeito aos mais velhos e por medo das instituições educacionais, religiosas, sociais ou políticas.

Elohim

Deus criou os Elohim. Os Elohim criaram os Nefilins. Os Nefilins criaram os homens.

Elohim (do hebraico םיהלא , םיִהֹולֱא ) é a palavra utilizada para designar as divindades ou o nome dos criadores do homem, também é o nome do grupo de seres conhecidos como Os Valentes da Antiguidade que originaram os Nefilins.
O termo Elohim está no plural e significa: “Os Elevados” ou “Deuses e Deusas”. Em hebraico é utilizado o termo masculino EL: “O Elevado” ou “Deus” para representar um ser físico e próximo ao homem como cita o livro do Gênesis 17:1:
“Eu sou El Shaddai”
A palavra shaddai em hebraico tem origem na palavra Acadiana shaddu que significa Montanha, uma alusão ao Deus de Moisés presente no Monte Sinai. Eu sou El Shaddai ou Eu sou o Deus das Montanhas.
O termo feminino Eloah é a representação no singular do termo Elohim significando óbviamente: “A Elevada” ou “Deusa”; A palavra Elohim recebeu a característica de nome para um único Deus a partir de errôneas transcrições dos textos em hebraicos para o idioma grego e que perduram até os dias atuais, esta descaracterização tem origem em incorretas interpretações de escribas e copistas que não compreenderam o verdadeiro significado da expressão primária:
ab-reshit bara elohim que significa O pai do começo criou Elohim, os céus e a terra
De acordo com a bíblia hebraica Elohim são os criadores do homem à sua própria imagem e semelhança e também são os genitores dos Nefilin como afirma em Gênesis 6:4:
Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Elohim conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade”.
O versículo descreve por si só que no período antes do dilúvio e também depois os filhos de Elohim que praticaram sexo com as filhas dos homens e geraram os gigantes ficaram conhecidos como Nefilim. Sendo conhecido que o termo Nefilim significa Os desertores ou Os caídos fica melhor entendido que é de Elohim, ou seja, de Deuses e Deusas que os Nefilins se tornaram traidores, desertores devido a suas transgressões para como as mulheres dos homens.
Assim, portanto, podemos compreender que Elohim se refere a uma espécie, um povo, ou forma de vida inteligente com a mesma imagem e semelhança humana (“Esses Nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade”). Gênesis 1:26,27
“E disse Elohim: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
É importante lembrar que em nenhum momento a bíblia cita que somos imagem e semelhança de Iavé/Javé como afirma o versículo bíblico, outra grande diferença entre Elohim e Iavé/Javé é a representação de Iavé/Javé como um Deus sem imagem enquanto Elohim é muito mais presente e próximo do homem fisicamente;
Se o termo Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets iniciasse com a primeira letra hebraica Alef, a origem da letra grega Alfa - “Eu sou o Alfa e o Ômega” - o termo ficaria da forma original e correta: Ab reshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets.
“O pai do princípio criou Elohim, os céus e a terra”.
Com essa pequena mudança simplesmente começando com a letra que inicia tudo, um criador de tudo, onipotente e onipresente emerge do oculto inicial e se transforma no Ômega revelando para a humanidade os segredos da criação.
Possivelmente este foi o grande desafio encontrado por escribas e copistas hebreus, que por sua vez transcreveram e traduziram antigos documentos. Removendo a letra que inicia tudo (Alfa) da expressão Ab reshit bara Elohim ET hashamayim ve'et ha'arets transformaram o termo em Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'arets. Assim encontraram a forma de interpretar um único Deus, fortalecendo a base do monoteísmo e descaracterizando o politeísmo ou paganismo que a expressão O pai do princípio criou Elohim, os céus e a terra.
Estudiosos e gramáticos judeus e cristãos têm afirmado que a forma plural teria o sentido de plural majestático, ou seja, uma reafirmação do poder da divindade (algo como “Poderosissímo”), apesar de algumas ramificações cristãs reconhecerem aspectos trinitarianos no uso do termo.

Nefilins

Nefilim, do hebraico נְפִלנ ְפִיל - nefilím, que significa desertores, caídos, derrubados, tiranos, mas tal termo é uma variação do termo נָפַל. Deriva da forma causativa do verbo nafál ou nefal (derrubar, cortar). Traz uma idéia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso, desertor. Literalmente os que fazem os outros cair ou mentir.
No Dicionário de Strong são chamados de tiranos. Em Aramaico, Nephila designa a constelação de Órion, que entre os hebreus era o anjo Shemhazai (Semyaza, Samyaza, Semyaze), conforme relatado no Livro de Enoque.
Na Bíblia esta palavra refere-se aos filhos de Elohim, os valentes e heróis da antigüidade, como relata o Livro do Gênesis 6:4.
 “¹Quando os homens começaram a ser numerosos sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, ²os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas; e tomaram como mulheres de todas as que lhes agradaram.
³IHWH disse: ‘Meu Espírito não permanecerá no homem; pois ele é carne; não viverá mais que cento e vinte anos.
4Ora, naquele tempo (e também depois), quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas lhes davam filhos, os Nefilins habitavam sobre a terra; esses homens famosos foram os heróis dos tempos antigos”.

Lembrando que a palavra Elohim em hebraico está no plural e significa “Os Elevados”, trazendo a referência lógica e clara de onde surgiram os Nefilins. Elohim é o primeiro povo na terra, ou “Os Filhos de Deus” segundo a bíblia. Nefilins portanto é o grupo de Elohim que se rebelaram adquirindo o epíteto que literalmente significa “Os Elevados Desertores”.
Os gigantes são o resultado de uma união entre duas espécies, seres que foram alterados geneticamente devido à compatibilidade entre as mulheres humanas e os Nefilins. Na bíblia podemos identificar alguns dos descendentes dos Nefilins na terra, por eles também serem antigos governantes, como aponta o livro de Números 13 (Parte do relatório dos doze homens enviados por Moisés para dar uma espiada em Canaã, terra que lhe fora prometida por IHWH. Como se deduz dessa passagem, a terra prometida já se encontrava ocupada):
“¹IHWH falou a Moisés e disse:
²Envia homens, um de cada tribo, para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos Israelitas. Enviareis todos aqueles que sejam seus príncipes”.
(...)
Enviando-os a explorar a terra de Canaã, Moisés disse-lhes: “Ide pelo Negeb e subi a montanha. 18Examinai que terra é essa, e o povo que a habita, se é forte ou fraco, pequeno ou numeroso. 19Vede como é a terra onde habita, se é boa ou má, e como são as suas cidades, se muradas ou sem muros; 20examinai igualmente se o terreno é fértil ou estéril, e se há árvores ou não. Coragem! E trazei-nos dos frutos da terra.”
Era então a época das primeiras uvas. 21Partiram, pois, e exploraram a terra desde o deserto de Sin até Roob, no caminho de Emat[1]. 22Subiram ao Negeb e foram a Hebron, onde se encontravam Aquimã, Sesai e Tolmai, filhos de Enac. Hebron fora construída sete anos antes de Tânis do Egito. 23Chegaram ao vale de Escol, onde cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, que dois homens levaram numa vara; tomaram também consigo romãs e figos. 24Chamou-se a esse lugar vale de Escol[2], por causa do cacho que nele haviam cortado os israelitas.            
25Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias, 26foram ter com Moisés e Aarão e toda a assembléia dos israelitas em Cades, no deserto de Farã. Diante deles e de toda a multidão relataram a sua expedição e mostraram os frutos da terra.  
27Eis como narraram a Moisés a sua exploração: “Fomos à terra aonde nos enviaste. É verdadeiramente uma terra onde corre leite e mel, como se pode ver por esses frutos. 28Contudo o povo que a habita é poderoso, as cidades fortificadas, muito grandes; também vimos ali os filhos de Enac. 29Os amalecitas habitam na terra do Negeb; os hiteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas, e os cananeus habitam junto ao mar e ao longo do Jordão.”        
30Caleb fez calar o povo que começava a murmurar contra Moisés, e disse: “Vamos e apoderemo-nos da terra, porque podemos conquistá-la. 31Mas os outros, que tinham ido com ele, diziam: “Não somos capazes de atacar esse povo; é mais forte do que nós. 32E diante dos filhos de Israel depreciaram a terra que tinham explorado: “A terra, disseram eles, que exploramos, devora os seus habitantes: os homens que vimos ali são de uma grande estatura; 33vimos até mesmo gigantes, filhos de Enac, descendência de gigantes. Tínhamos a impressão de sermos gafanhotos diante deles e assim também lhes parecíamos”.

Neste versículo há uma segunda referência aos filhos de Deus, onde são chamados de Anaquins. A Palavra Anaquin tem origem no idioma sumério (Escrita Cuneiforme) da palavra Suméria Anunnaki que significa Aqueles que do céu desceram à Terra, o que corrobora o versículo bíblico com as narrativas Sumérias e Mesopotâmica.
Em Deuteronômio 2:9 lemos:
“9Então IHWH me disse: não ataques os moabitas e não entres em guerra contra eles, porque não te darei nada de sua terra; foi aos filhos de Lot que dei Ar como herança. 10(Outrora habitavam os emim nessa terra. Era um povo grande, numeroso e de alta estatura, como os enacim. 11Também eles eram considerados refaim, como os enacim; os moabitas porém chamavam-nos emim. 12Em Seir habitavam também os horreus, os quais foram expulsos pelos filhos de Esaú. Estes, após os haverem exterminado, estabeleceram-se em seu lugar, como o fez Israel na terra que IHWH lhe deu em possessão).

Depois de compreendermos estes versículos fica mais esclarecedora a batalha citada no livro do Gênesis 14:
1No tempo de Anrafel, rei de Senaar, de Arioc, rei de Elasar, de Codorlaomor, rei de Elam e de Tadal, rei dos Goim, 2 aconteceu que estes reis fizeram guerra a Bara, rei de Sodoma, a Bersa, rei de Gomorra, a Senaab, rei de Adama, a Semeber, rei de Seboim e ao rei de Bela, isto é, Segor.
3Todos estes se juntaram no vale de Sidim, que é o mar Salgado. 4Durante doze anos eles tinham servido a Codorlaomor, mas no décimo terceiro ano tinham se revoltado.
5No décimo quarto ano, Codorlaomor pôs-se em marcha com os reis que se tinham aliado a ele, e desbarataram os Refaim em Astarot-Carnaim, e igualmente os Zuzin em Ham, os Emim na planície de Cariataim 6e os horreus, em sua montanha de Seir até El-Farã, cerca do deserto. 7Voltando, chegaram à fonte do julgamento, em Cadés, e devastaram a terra dos amalecitas, assim como os amorreus que habitavam em Asason-Tamar.

Mesmo não tendo nenhuma outra referência na bíblia sobre os Zuzins podemos logicamente concluir que os Zuzins também eram descendentes dos Nefilins na Terra. No livro de Deuteronômio podemos compreender que alguns povos apenas davam outros nomes aos filhos de Deus ou Nefilins e seus descendentes. Deuteronômio 2:20:
“Também essa é considerada terra de Refains; Outrora habitavam nela Refains, mas os Amonitas lhes chamam Zanzumins“.

Ao lermos Deuteronômio 3.11 e transformando o côvado em centímetros, concluímos que a cama de Ogue tinha quatro metros e meio de comprimento, por dois metros de largura!
4Tomamos então todas as suas cidades (não houve uma sequer que não caísse em nossas mãos), em número de sessenta, toda a região de Araob, o reino de Og, em Basã. 5Todas essas cidades eram fortificadas, com altas muralhas, portas e ferrolhos, sem contar as numerosas cidades abertas.   6Votamo-las ao interdito, como o tínhamos feito a Seon, rei de Hesebon, com os homens, as mulheres e as crianças. 7Mas reservamo-nos os animais e o espólio das cidades.
8Foi assim que tomamos naquele tempo, aos dois reis dos amorreus, o território que estava além do Jordão, desde a torrente do Arnon até a montanha do Hermon 9(os sidônios dão a Hermon o nome de Sarion, e os amorreus o de Sanir); 10todas as cidades da planície, todo o Galaad e todo o Basã, até Selca e Edrai, cidades do reino de Og, em Basã. 11(porque Og, rei de Basã, era o único que restava da raça dos refaim. Vê-se ainda o seu sarcófago, um sarcófago de basalto, em Rabat, cidade dos amonitas. Tem nove côvados de comprimento e quatro de largura, em côvados ordinários).
12Tomamos então posse dessa terra. Dei aos rubenitas e aos gaditas o território desde Aroer, que está no vale do Arnon, assim como a metade da montanha de Galaad, com suas cidades. 13Dei à meia tribo de Manassés o resto de Galaad e todo o Basã, reino de Og: toda a região de Argob, com todo o Basã; e o que se chama a terra dos refaim”.

Samuel, capítulo 21 – Feitos heróicos contra os filisteus:
18Depois disso, houve ainda um combate contra os filisteus em Gob, onde Sabocai, de Husa, matou Saf, um dos filhos de Rafa. 19E recomeçando o combate contra os filisteus em Gob, Elcanã, filho de Jaare-Oreguim, de Belém, matou Golias de Get, que levava uma lança, cujo cabo era como o cilindro de tecedor. 20Houve também um combate em Get. Encontrava-se ali um homem enorme que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, isto é, vinte e quatro dedos, e era também descendente de Rafa[3]. 21Como lançasse um desafio a Israel, prostrou-o Jônatas, filho de Sama, irmão de Davi. 22Esses quatro homens tinham nascido da estirpe de Rafa em Get, e caíram pela mão de Davi e de seus homens”.

Por que os habitantes de Sodoma e Gomorra, ao verem os anjos de Deus, em forma humana, entrando na casa de Ló, ajuntaram-se diante da casa, querendo, a todo custo, manter relações sexuais com eles? Sem dúvida já estavam acostumados a tal prática com seres sobrenaturais
A epístola de Judas refere-se cristalinamente a este fato, relacionando-o com a prática espúria. Vamos ler o texto com ênfases:
5 Quisera trazer-vos à memória, embora saibais todas estas coisas: IHWH, depois de ter salvo o povo da terra do Egito, fez em seguida perecer os incrédulos. 6Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos[4], ele os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia. 7Da mesma forma Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, por se terem prostituído, procurando unir-se a seres de natureza diferente, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”.

Na Segunda Epístola de Pedro, a mesma alusão a anjos e a Sodoma e Gomorra dão conta de que tudo se combina, se coaduna e concorda:
“Porque Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; e condenou à subversão as cidades do Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente.”

Os refains passaram a dominar uma região fértil que ficou conhecida como “O Vale dos Refains”, conforme II Samuel 5.18.
Vamos ler um relato que fala claramente sobre os gigantes. Ele se encontra em I Crônicas 20.4-8. Neste relato vamos substituir a expressão Rafa, que foi colocada como um nome próprio pelos tradutores, mas não tem nada a ver com uma pessoa humana normal e que foi colocada na RC, como nota de pé de página as expressões “do gigante”, “o gigante” e “ao gigante”. Vamos pois substituir a expressão Rafa por sua tradução normal, que seria ANJO CAÍDO:
4E depois disto aconteceu que, levantando-se guerra em Gazer com os filisteus, então Sobecai, o husatita feriu a Safai dos filhos do ANJO CAÍDO[5]; e ficaram abatidos. 5E tornou a haver guerra com os filisteus: e Elcanã, filho de Jair, feriu a Lami, filho de Golias, de Gat, cuja haste da lança era como órgão de tecelão. 6E tornou a haver guerra em Gate; e havia ali um homem de grande estatura e tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão, e seis em cada pé, e também era da raça do ANJO CAÍDO. 7E injuriou a Israel: porém Jônatas, filho de Siméia, irmão de Davi, o feriu. 8Estes nasceram do ANJO CAÍDO em Gate: e caíram pela mão de Davi e pela mão dos seus guardas”.

Os gigantes não ressuscitarão. Por não fazerem parte da criação original de Deus, esses gigantes não ressuscitarão! Alguns textos bíblicos ficam muito esquisitos na tradução, porque os tradutores têm medo de traduzirem ao pé da letra algumas expressões. Assim sendo, mudam, modificam, acrescentam, retiram, interpretam, inventam, deturpam e violentam.
É o caso de Isaias 26.14 na tradução Revista e Atualizada da Bíblia:
“Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam; por isso os castigaste, e destruíste, e lhes fizeste perecer toda memória.”

Que tradução mais absurda! É claro, óbvio, ululantemente lógico, que sombras não ressuscitam, porque sombras nem morrem!
Senhores tradutores, por que não deixam que os leitores da Bíblia vejam a verdade, mesmo que esta verdade seja algo extraordinário, estranho, diferente e fora dos padrões determinados pelas organizações religiosas?
A tradução ao pé da letra é:
“Ao morrerem os refains, não tornarão a viver, não ressuscitarão”.

A expressão “sombras”, no original é “refains”, ou seja, a designação com que os gigantes ficaram, de maneira generalizada, sendo conhecidos.
Veja o contraste com o versículo 19:
“Os vossos mortos e também o meu cadáver VIVERÃO e RESSUSCITARÃO”.
Em Lamentações 3.6, lemos:
“Fez-me habitar em lugares tenebrosos, como os que estão MORTOS PARA SEMPRE.”
Eclesiástico, cap. 16:
7O fogo acender-se-á na assembléia do maus, e a cólera se inflamará sobre um povo incrédulo. 8Os gigantes não imploraram o perdão de seus pecados, e foram destruídos, apesar de terem confiados na própria força. 9Deus não poupou a terra onde residia Lot, mas abominou os seus habitantes por causa de sua insolência. 10Não teve pena deles, exterminou a nação inteira, que se engrandecia com o orgulho, apesar de seus pecados.


Referências

- Bíblia de Jerusalém - Velho Testamento: Gênesis 6:4; Gênesis 1:26,27; Gênesis 14; Números 13; Deuteronômio 2:9; Deuteronômio 2:20; Deuteronômio 3,11; Samuel 5,18; Samuel 21; Livro I de Crônicas 20; Isaías 26; Lamentações 3,16; Eclesiástico 16;
- Livro de Enoque (apócrifo);
- Epístola de Judas;
- Epístola de Pedro;
- Popol Vuh - Livro sagrado dos Maias;
- Fontes: Site Wikipédia;
- Site Morte Súbita (http://www.mortesubita.org/).
- Filme “O Alvo” (The Devil's Tomb - 2009);
- Filme “2008”;
- Filme “Impacto profundo” (Deep Impact – 1997);




[1] O extremo norte da Terra Prometida.
[2] Eschkol significa ‘uva’. Este vale fica perto de Hebron.
[3] Descendente dos gigantes.
[4] Por terem se deixado seduzir pelas filhas dos homens. Tema desenvolvido pelo Livro de Henoc (Henoc 12,4; 10,6).
[5] Ou um dos descendentes dos rafaim. 

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